AMDEM – ASSOCIAÇÃO MOGICRUZENSE EM DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A AMDEM foi idealizada por um grupo de pessoas que, juntamente com a Mitra Diocesana, a Cáritas Brasileira e Regional de São Paulo, as Cáritas Suíça e da França, dispostos a mudar o destino de centenas de crianças e adolescentes que  perambulavam pelas ruas de Mogi das Cruzes no final da década de setenta, criaram, em 11 de maio de 1983, a Pessoa Jurídica que a princípio denominava-se Associação Mogicruzense para a Defesa do Menor, resultando a sigla AMDEM.
Como entidade privada, a AMDEM   foi pioneira nesta região de Mogi das Cruzes e uma das primeiras em todo o país, enfrentando o desafio de trabalhar com a criança e o adolescente em situação de rua.
A partir de 1994, a Entidade passou a ocupar o imóvel atual, situado na Rua Antonio Cordeiro, 164, Centro, Mogi das Cruzes/SP reformado e adaptado para as atividades que se desenvolve com as crianças e adolescentes.
A partir da década de dois mil, os serviços oferecidos pela AMDEM têm caráter fundamentalmente preventivo.
Atualmente, a AMDEM, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende crianças e adolescentes inseridos nos projetos “O Futuro é Agora”, e o Programa Adolescente Aprendiz em parceria com o Banco do Brasil.

ÁREA de Atendimento

O projeto atende 130 crianças e adolescentes provenientes de famílias em condições de pobreza e também àqueles que estão marcados por vivências resultantes de diferentes circunstâncias de riscos e vulnerabilidades sociais que levam às carências afetiva, familiar, cognitiva e econômica evidentes nas situações de desemprego, subemprego, famílias numerosas, baixo rendimento escolar, moradia precária.

Atende crianças e adolescentes dos bairros de Vila Natal, Jardim Camila, Vila  Nova União, Caputera, Vila Ressaca, São João e Mogi Moderno, além de bairros mais distantes do Município como Jardim Santos Dumont, Vila Brasileira, Jundiapeba, Conjunto Santo Ângelo e Jardim Aeroporto.

Atividades

As atividades da instituição estão voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes distribuídos nos programas de convivência e fortalecimento de vínculos desenvolvido por meio do projeto “O Futuro é Agora”. 
As atividades abordam questões relevantes sobre a infância, adolescência e juventude, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral da criança e do adolescente. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e artísticas, esportivas e formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. 
As atividades também desenvolvem habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa de modo a orientar o jovem para a escolha profissional, além de realizar ações com foco na convivência social por meio da arte-cultura, arte-educação e esporte-lazer. As intervenções valorizam a pluralidade e a singularidade da condição infanto-juvenil e suas formas particulares de sociabilidade; sensibilização para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social. Para o desenvolvimento dessas atividades, as ações socioeducativas são construídas a partir dos eixos Convivência Social, Direito de Ser e Participação que, por sua vez, se divide em dois subeixos: Participação da Criança e Participação do Adolescente que sustentam e orientam a reflexão sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho, ao meio ambiente, à sustentabilidade e participação cidadã. 
Estes eixos estruturam o trabalho com temas, tais como: Direitos Humanos; Diversidade de condição; Diversidade cultural; Orientação sexual; Violência e Violação de Direitos; Trabalho e Consumo; Direitos Sociais da Pessoa Humana; Prática da Cidadania; Ética; Meio Ambiente; Família e Comunidade; Trabalho Infantil entre outros.

Principais Necessidades na Entidade

  • Voluntários
  • Recursos Financeiros
  • Doações de alimento
  • Material de limpeza e Higiene
  • Doações para bazar (roupas, eletrodomésticos, Móveis entre outros).

Dados Bancários

Banco do Brasil
Agência: 6535-8
Conta 40408-x
AMDEM

CONTATO DA ENTIDADe

 Telefone: 11 4799-8644  / Celular Fátima 11 99987-5825/ Whats app AMDEM 11 9696969696
E-mail: amdem1@hotmail.com
Site: amdem.com.br

Endereço
Rua Antônio Cordeiro, nº 164, Centro, Mogi das Cruzes, SP – CEP-08715-470