Dia de Doar

Todo dia é dia de doar. Mas uma vez por ano é dia de celebrar a doação. Quem tem coração doa, quem doa transforma. Esse é o #diadedoar!

O que é o #diadedoar?

#diadedoar é uma campanha para promover a solidariedade e a cultura de doação no país. Em 2018 será realizada no dia 27 de novembro (é sempre uma terça-feira), e todos podem participar!

Quando surgiu?

#diadedoar surgiu em 2012, nos Estados Unidos, com o nome #GivingTuesday. Foi criado pela organização 92Y com a proposta de ser um contraponto às datas comerciais #BlackFriday e #CyberMonday, e é sempre na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças. No Brasil, a primeira edição foi realizada em 2013, com o nome #diadedoar, e desde 2014 o Brasil faz parte da rede global.

Quais países participam do #diadedoar?

Já são mais de 45 as campanhas do #diadedoar pelo mundo. Tem #diadedoar em todos os continentes, e em países como Estados Unidos, Índia, Itália, Inglaterra, Austrália, Quênia, Tanzânia, Suíça, Eslovênia, Taiwan, Rússia, e muitos mais!

Quem é o dono do #diadedoar?

A campanha do #diadedoar não é de uma única organização. É de todos: indivíduos, famílias, organizações da sociedade civil e empresas que queiram apoiar a iniciativa. Qualquer um que siga os princípios do #diadedoar pode participar.

E no Brasil, quem promove?

#diadedoar é promovido pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que querem promover a cultura de doação no país. No Brasil, o #diadedoar é organizado pela parceria ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos e Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica e conta com o apoio da Agência Benjamin, da FECAP.